MENU

Virgem do Alto do Moura

Novo Portal reúne vídeos, textos e imagems sobre a Virgem do Alto do Moura: www.virgem.nadam.com.br  
Read More ›

Sonhos perdidos

0
610
0
Nadam Guerra, 2011 Série de relevos em cerâmica sobre sonhos que não podem ser contados  
Read More ›

Tábuas

0
956
0
  Pôr do sol junto ao cais – homenagem a William Turner. Euclides Terra, 2013, madeira, foto Leo Liz De todas as coisas boas que ainda vamos fazer juntos – homenagem a Kandinsky. Euclides Terra, 2013.
Madeira, foto Leo Liz
Read More ›

Os 12 encontros da Virgem do Alto do Moura

0
837
0
Relevos em cerâmica de alta temperatura, Nadam Guerra, 2014. inspidado no poema épico os 12 passos da Virgem do Alto do Moura nesta série se ilustra o encontro médico da boneca de Mestre Vitalino com 12 deidades de diferentes culturas. Destes encontros nasceram os 12 filhos de Nossa Senhora do Alto do Moura.
Read More ›

Rupestre Digital

0
1140
0
  Rupestre digital, conjunto de pedras, 2013, Leo Liz e Euclides Terra. Leoliztipia sobre pedra são tomé. Fotos Débora 70 Euclides Terra: Eu catei estas pedras são tomé no caminho para Terra UNA quando passava em  São Thomé das Letras. Leo Liz: Uma impressão tem a frieza de uma marca do tempo ou a indiferença de uma máquina, não é como a subjetividade de uma desenho ou de uma pintura. ET: Para mim é como tentar ser um artista rupestre. Usamos os minerais disponíveis no solo: óxido de ferro e manganês e também pó de grafite. LL: Para escolher as imagens que seriam usadas fizemos um pequena enquete no FaceBook. Perguntamos “o que é Rupestre contemporâneo para você?” E fomos colocando as imagens que surgiram, misturando uma coisa e outra. Alguém falou “crocodilo dundee”. A imagem do filme com ele segurando o crocodilo me lembrou o Beuys com a lebre morta. ET: O homem dominando o animal. Como o homem pré-histórico nas cavernas dominando a si mesmo ao se representar nas pinturas. LL: As mãos de pinturas rupestres me lembraram a este clip paródia feito pelo Cuiabá Arsenal do Show da Poderosas. ET: É uma relação arbitrária. Mas na minha […]
Read More ›

Lar Salgado Lar

0
889
0
  Lar salgado lar, Aline Elias e Domingos Guimaraens, 2013 intervenção na Galeria IBEU, Exposição Rupestre Contemporiâneo
Read More ›

Seu troco obrigada

0
933
0
Seu troco obrigada, relevos em cerâmica esmaltada, Nadam Guerra, 2012-2015 A série se baseia nos poemas de Aline Elias em seus livros Seu troco obrigada em que apresenta poemas sempre de 3 palavras.
Read More ›

Materializador de Sonhos

0
348
0
O Materializador de Sonhos é um projeto iniciado em 2008. Um trabalho de arte que inclui partes materiais (relevos de cerâmica e baralho) e partes imateriais que se confundem com a vida. Construí o Materializador com uma série de regras, tentando limitar minhas decisões racionais sobre o que seria a materialização. Comecei pedindo a pessoas que me contassem seus sonhos para que eu os materializasse. O relato dos sonhos é presencial e oral. Quando a pessoa me conta o sonho, formo uma imagem na mente e faço perguntas para tentar clarear esta imagem. Tomo nota do sonho no momento ou logo depois. Anoto também os motivos que levaram a pessoa a escolher me entregar o sonho. A partir do relato, busco por palavras chaves na Internet, tentando encontrar a imagem que a pessoa sonhou. Faço uma colagem digital que então é materializada em cerâmica.     Os sonhos foram materializados na sequência em que foram recebidos. Este processo durou alguns anos até que eu tivesse o conjunto de 50 sonhos que compõem esta série. Decidi interromper a série no sonho 50 porque no relato que seria o número 51 a pessoa sonhou comigo, minha esposa e meu filho recém-nascido dormindo no […]
Read More ›

Bosque

0
1324
0
Jogo interativo, Nadam Guerra, 2011. Bosque é um jogo de tabuleiro que tem como principal característica o fato de que as regras são criadas na hora. Os jogadores sentam-se ao redor do tabuleiro que representa um bosque. O facilitador apresenta as primeiras regras: deslizar livremente a ponta dos dedos por entre as peças de madeira que representam árvores, cantar uma canção juntos e criar regras. Para criar regras, basta trocar uma árvore (peça simples) por uma árvore mágica (peça colorida) e decretar “quando se sobe nesta árvore acontece…” Assim os próprios participantes vão criando diferentes regras na medida das necessidades do jogo e de cada um. A duração do jogo varia entre 15 minutos e 1 hora.
Read More ›

n a d a m a t g e t

0
488
0
Nadam Guerra, 2007 Série de relevos em cerâmica inspirados em fotografias de Eugène Atget (1857 ? 1927).
Read More ›

não é o que você pensa

0
490
0
Nadam Guerra e Domingos Guimaraens, 2004 7 placas com jogos de espelho de 34cm x 70cm (aprox.) / Material: MDF, espelhos, lentes, acrílico, letras de vinil. Agradecimentos a Flavio Papi. Instalação apresentada no 1° Encontro de Coletivos Chave Mestra em Santa Teresa, Rio de Janeiro 2004 e Exposição Abre Alas, Gentil Carioca no Largo das Artes 2008.
Read More ›