MENU

Materializador de Sonhos

249
0

O Materializador de Sonhos é um projeto iniciado em 2008. Um trabalho de arte que inclui partes materiais (relevos de cerâmica e baralho) e partes imateriais que se confundem com a vida. Construí o Materializador com uma série de regras, tentando limitar minhas decisões racionais sobre o que seria a materialização. Comecei pedindo a pessoas que me contassem seus sonhos para que eu os materializasse. O relato dos sonhos é presencial e oral. Quando a pessoa me conta o sonho, formo uma imagem na mente e faço perguntas para tentar clarear esta imagem. Tomo nota do sonho no momento ou logo depois. Anoto também os motivos que levaram a pessoa a escolher me entregar o sonho. A partir do relato, busco por palavras chaves na Internet, tentando encontrar a imagem que a pessoa sonhou. Faço uma colagem digital que então é materializada em cerâmica.

 

 

Os sonhos foram materializados na sequência em que foram recebidos. Este processo durou alguns anos até que eu tivesse o conjunto de 50 sonhos que compõem esta série. Decidi interromper a série no sonho 50 porque no relato que seria o número 51 a pessoa sonhou comigo, minha esposa e meu filho recém-nascido dormindo no mesmo quarto. Este sonho já está materializado na vida real, pensei.

Durante o processo de materialização, que poderia durar de uma semana a um mês, eu comecei a perceber que o sonho que estava se materializando me comunicava coisas sobre os momentos de vida que eu estava passando. Surgiam coincidências e sincronicidades entre vida e sonho que não pude ignorar. Comecei a tratar os sonhos como cartas de um tarô pessoal que a vida me trazia. Tive uma forte vivência com o tarô na infância e juventude. Minha mãe jogava tarô. Aprendendo com ela, eu usava as cartas com frequência entre os 12 e 19 anos para ajudar nos meus questionamentos pessoais. Os ahas e surpresas que os sonhos me traziam, a princípio guardei para mim. Apenas ao final da série dos 50 sonhos foi que, pensando em como compartilhá-la, decidi imprimir o Materializador de Sonhos como um tarô. Os sonhos do Materializador transformados em um baralho fizeram com que cada história se ressignificasse. Lendo este tarô descubro novas conexões a cada jogo.

O sonho captado na materialização fez um caminho do imaterial ao material, do inconsciente ao consciente, do céu para a terra, literalmente, já que as placas são de cerâmica. No exercício de jogar e ler o tarô, o materializador faz uma nova ponte de ida e volta ao imaterial, ao inconsciente e ao céu. Os sonhos ganham outros sentidos no contato uns com os outros e com cada pessoa que faz suas perguntas ao tarô.

Procurei com que o Materializador de Sonhos tivesse autonomia. Eu segui as pistas. E foi assim que ele se mostrou.

taro_divulgjogonagaleria_anita

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.