MENU

Cinema Manual – O longa metragem

Performace de projeção de sombras, 2004.
Criação, imagem e performance: Nadam Guerra
Dança: Jaya Pravaz
Músicas: Luiz Eduardo Castelões, Daniel Quaranta e Pedro Luís
Tema final: Luciana Colo e Nadam Guerra
Direção musical: Luiz Eduardo Castelões
Registro fotográfico: Débora 70
O que se disse…
“Manobras maneiras entre sombra e luz! Lá onde a imagem principia Nadam manda. Muito bem !”
Chacal, poeta

“A idéia formada pela luz e sua ausência, como a estrutura oriental dos teatros de sombra, transposta para a grandiosidade do cinema numa linguagem sonora e visualmente contemporânea.”
Luiz Alphonsus, artista plástico

“Dança de luz, dança de imagem, dança de música, dança de efeitos, dança de teatro. Tudo separado e, ao mesmo tempo, unificado. (…) não é mais um corpo que dança, mas um todo que dança”
Juliana Chrispim (Jornal do Brasil, 9/11/0 3- dança /crítica)

“Imagine uma mistura de dança, fotografia, cinema, teatro de animação, pintura e escultura em um só trabalho. Parece demais, não? Mas é o que faz o artista plástico Nadam Guerra em sua mostra Cinema Manual (…)” Bianca Kleinpaul (O Globo on Line, 11/04/03)

“Reinventou minha retina!” Thiago, estudante

“Disformes formas formatam-se na fôrma da tela. A escultura de luz irrompe da escuridão e a música é invisível luz ressoando no inconsciente. “Nomear um objeto é suprimir três quartas partes do prazer de adivinhá-lo.” ⎯ Malarmé ⎯ e este Cinema Manual, teatro de iluminadas sombras, é a experiência simbolista visual. Cada imagem caminha em sua própria linha limítrofe de existência. Cada objeto sobrevive violentado, na iminência do indefinível. E as evoluções sonoras, visuais, sensoriais, são como aliterações que tomam conta do espaço gravando na retina absurda história que tem como regente não mais quem manipula as luzes mas sim quem é atingido por elas. História que não mais acontece na tela mas que transforma cada olho em sua própria tela flutuante, dançante íris fulminada, fulminante, cinemática.”
Domingos Guimaraens, poeta

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.